Sou Daniela Ferreira, estudante do curso de Letras – Língua Portuguesa na Universidade Federal de Alagoas. Este blog foi criado para compartilhar um pouco do cotidiano do projeto PIBID, registrando experiências, desafios e aprendizados ao longo dessa jornada acadêmica.
Ida à escola
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Hoje visitamos a escola para acompanhar a rotina dos alunos. No entanto, devido à realização de provas, não foi possível desenvolver nenhuma prática em sala de aula.
A aula começou com uma breve explicação do professor Ricardo sobre a avaliação do novo bimestre, abordando notas, trabalhos e demais critérios. Para facilitar a organização, ele também deixou no quadro um cronograma ilustrativo, detalhando o processo. Após o intervalo, retomamos a discussão sobre o projeto transmídia, tema que já havíamos explorado em outras aulas. Os alunos receberam a tarefa de realizar um trabalho em casa, com apresentação marcada para o dia 29 de abril. Ao longo dessa experiência, percebo o quanto iniciativas como essa enriquecem a aprendizagem. O projeto transmídia, ao integrar diferentes mídias e formas de expressão, desafia alunos e professores a pensarem além dos modelos tradicionais. Para mim, acompanhar esse processo tem sido inspirador. A cada discussão e atividade, sinto que estou não apenas crescendo como educadora, mas também expandindo minha visão sobre o ensino e seu impacto na vida dos alunos. É um caminho que exige dedicação, mas que, sem dúvida, val...
Entre os dias 15 e 18 de outubro de 2019, ocorrerá a XII Semana de Letras na FALE, coincidindo com os jogos internos da Escola Estadual Onélia Campelo. Por conta disso, teremos alguns dias sem atividades. Fomos orientados a participar das palestras, minicursos e eventos que acontecerão nesses três dias. Além disso, fomos informados sobre a suspensão de nossas atividades durante esse período, incluindo a reunião prevista para hoje à tarde.
Primeira Reunião com os Professores Nesta reunião, tivemos nosso primeiro contato com os professores, um momento essencial para discutirmos sobre o convívio com os alunos e compreendermos melhor a dinâmica escolar. O professor Ricardo, supervisor do nosso grupo, compartilhou os desafios enfrentados no ambiente escolar, proporcionando uma visão mais profunda da realidade educacional. A partir dessa conversa, percebemos que a caminhada não seria fácil e que transformar essa realidade seria um grande desafio. No entanto, foi justamente esse propósito que nos trouxe até aqui: contribuir com os professores na construção de um ambiente escolar mais positivo, buscando melhorias que impactem diretamente a experiência dos alunos.