1° de Abril, sem mentiras.
Na última aula, o professor Ricardo revisou os conteúdos trabalhados em sala, já que alguns alunos estavam em recuperação. A prova será aplicada na próxima quarta-feira, dia 03.
Em seguida, combinamos com o professor a realização de uma dinâmica envolvendo o livro escolhido pelos alunos. Na primeira aula, organizamos a atividade e, na segunda, reunimos as equipes para que fizessem uma análise reflexiva dos capítulos 1 a 4 da obra. Cada grupo teve liberdade para expressar sua interpretação por meio de produção textual ou desenho, conforme sua preferência.
Encerramos a atividade recolhendo as produções e reforçando em sala o lembrete sobre a próxima dinâmica, prevista para a segunda-feira, dia 8. Também ficou estabelecido que cada dinâmica valerá pontos, e a equipe com maior pontuação será premiada.
Observar o envolvimento dos alunos nesse processo tem sido interessante. A possibilidade de escolher como expressar suas interpretações torna a atividade mais acessível e estimulante para cada perfil de estudante. Criar um ambiente de aprendizado que valoriza diferentes formas de expressão fortalece não apenas o entendimento dos textos, mas também a autonomia e a criatividade dos alunos.