Postagens

Mostrando postagens de maio, 2019

Dia de Leitura Coletiva.

Na aula de segunda-feira, o professor Ricardo falou sobre o gênero textual redação, destacando seus principais aspectos e características. Após a explicação, ele propôs uma atividade para casa, na qual os alunos deveriam produzir uma redação com base no tema abordado durante a aula. Em seguida, continuamos com o projeto de leitura, organizando os alunos em um círculo para a realização da leitura coletiva. Esse momento reforçou, mais uma vez, o quanto a leitura compartilhada pode ser uma experiência enriquecedora. Além de estimular a interpretação e o pensamento crítico, a troca de ideias entre os alunos torna o aprendizado mais dinâmico e envolvente. É gratificante perceber como pequenas iniciativas podem transformar a relação dos estudantes com a leitura e a escrita.

Aula Dinâmica

Na aula de 08/04, pedimos a entrega da atividade de casa e propusemos que os alunos produzissem um texto relacionando a ficção do livro com a vida real. O objetivo era confrontar a realidade com a fantasia e, ao mesmo tempo, analisar o andamento da leitura por meio dessas produções. Na segunda aula, aplicamos uma atividade de caça-palavras, dividindo os alunos em trios ou quartetos. As palavras escolhidas estavam relacionadas ao contexto do livro, e, ao final, pedimos que falassem sobre cada personagem presente na atividade. Foi interessante perceber como os alunos interagiram com as propostas. Relacionar ficção e realidade permitiu que refletissem sobre os temas do livro, enquanto o caça-palavras trouxe uma abordagem mais dinâmica e envolvente. Aos poucos, noto como essas atividades despertam neles uma nova maneira de enxergar a leitura—não apenas como uma obrigação escolar, mas como uma experiência rica de descobertas e interpretações.

Reunião 03 de abril

Na reunião do dia 03 de abril, o professor Luiz Fernando e a professora Andréa nos deram dicas sobre narrativas transmídia e nos orientaram a levar um produto de leitura a cada aula—como jogos, quadrinhos, e-books, entre outros formatos. Em seguida, discutimos sobre o booktube e seu principal objetivo, o que gerou um pequeno debate, com opiniões distintas sobre a proposta e sua aplicação no contexto escolar. Por fim, detalhamos o andamento do projeto em sala de aula. Alguns grupos já iniciaram suas atividades, enquanto outros ainda buscam alternativas, já que enfrentaram certa dificuldade na aceitação dos alunos. Essa discussão me fez pensar sobre os desafios de implementar novas abordagens no ensino. Nem sempre os alunos aderem de imediato às propostas, e é necessário ajustar estratégias para torná-las mais envolventes e acessíveis. No entanto, acredito que a diversidade de formatos de leitura pode ser um caminho valioso para estimular o interesse e o engajamento dos estudantes, torn...

"Ainda há tempo." - Aplicação das Provas de Recuperação

Dia de recuperação para os alunos do 9º C. Aproveitamos a primeira aula do dia 03/04 para organizar o plano do projeto literário e aprofundar a discussão sobre o livro Percy Jackson e o Ladrão de Raios . Já na segunda aula, reunimos os alunos para uma dinâmica ask and answer relacionada à obra. Durante a atividade, percebemos que, em alguns momentos, houve dispersão por parte dos alunos. No entanto, apesar da breve desatenção, eles demonstraram mais engajamento do que antes. É interessante observar como pequenas estratégias podem captar melhor o interesse deles. A interação, mesmo que oscilante, revela que a literatura pode se tornar mais acessível e envolvente quando explorada de forma dinâmica e participativa.

1° de Abril, sem mentiras.

Na última aula, o professor Ricardo revisou os conteúdos trabalhados em sala, já que alguns alunos estavam em recuperação. A prova será aplicada na próxima quarta-feira, dia 03. Em seguida, combinamos com o professor a realização de uma dinâmica envolvendo o livro escolhido pelos alunos. Na primeira aula, organizamos a atividade e, na segunda, reunimos as equipes para que fizessem uma análise reflexiva dos capítulos 1 a 4 da obra. Cada grupo teve liberdade para expressar sua interpretação por meio de produção textual ou desenho, conforme sua preferência. Encerramos a atividade recolhendo as produções e reforçando em sala o lembrete sobre a próxima dinâmica, prevista para a segunda-feira, dia 8. Também ficou estabelecido que cada dinâmica valerá pontos, e a equipe com maior pontuação será premiada. Observar o envolvimento dos alunos nesse processo tem sido interessante. A possibilidade de escolher como expressar suas interpretações torna a atividade mais acessível e estimulante para cad...