Verbalizando.

Na aula do dia 11 de março, a pauta foi a conjugação dos verbos no modo subjuntivo, um tempo verbal que indica possibilidade ou hipótese. Exploramos suas divisões—Presente, Pretérito Imperfeito e Futuro—e foi uma excelente oportunidade para resgatar esse conhecimento, que para muitos já havia ficado adormecido.

Após essa imersão no conteúdo, os alunos realizaram uma atividade baseada na crônica Os Bons Ladrões, de Paulo Mendes. Nessa proposta, deveriam completar o texto utilizando verbos no Presente do Indicativo ou no Pretérito Perfeito. Após as correções feitas em sala de aula, ficou evidente o ótimo desempenho dos alunos, demonstrando compreensão e aplicação eficiente da teoria.

Na segunda aula, demos continuidade à organização do projeto literário, dividindo os alunos em equipes para facilitar o debate sobre o livro Eu Sou Malala. Estipulamos um prazo para a leitura de parte da obra até 27/03, com a conclusão prevista para 08/04.

Ao acompanhar esse processo, percebo o quanto atividades bem estruturadas fazem diferença no aprendizado. A conjugação verbal, muitas vezes vista como complexa, se torna mais acessível quando aplicada a textos reais. Já a discussão sobre Malala promete ser enriquecedora, pois a história inspira reflexões profundas sobre educação, coragem e direitos humanos, temas essenciais para estimular o pensamento crítico dos alunos.

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo novo, novamente.

XII SEMANA DE LETRAS

Primeira Reunião com os Professores